[1 de 365] - product of Thailand
Dar continuidade a um fascinante experimento gastronômico e que resulte em algo comestível, presentável e alegre para o gosto. Levo um chef na minha cabeça mas quando vou colocar a teoria a prova, o resultado não fica nem tão saboroso nem tão bonito. Falta de prática. Ou de paciência. Acredito ser o descompasso uma metáfora de outras coisas, por sorte não apenas na minha vida. A mandioca é a base do "casabe" venezuelano. O coração da "tapioca", alimento brasileiro e parece que oriental, é a farinha de mandioca preparada de uma forma particular. Dia destes, visitando uma feira no leste da cidade, o gordo e eu encontramos um pacote da farinha. Por se tratar de produto importado, o rótulo apresenta as informações em inglês: Tapioca Starch - Ingredients: Tapioca, water. Exporter: Combine Thai Foods Co., Ltd. Net wt: 400 gr. Product of Thailand.
PROVA A: utilizar a farinha direto do pacote. Resultado: crepe com consistência de chiclete, bom sabor, parecido ao da tapioca original. Lembrança: quando comprei aquela sacolinha em Guará o vendedor me disse: "Leve a massa, está hidratada, prontinha para colocar no fogo". Logicamente a levei, a provei e funcionou.
PROVA B (sábia insistência do gordo): pesquisa na internet para ver como se hidrata a farinha, pode ser o passo que falta. Hipótese: estamos frente ao amido.
PROVA C: colocar a farinha numa tigela grande, acrescentar água (a risco de perder o ingrediente principal). Ver o que acontece.
PROVA D: aguardar duas horas, de 20h15 às 22h15.
PROVA E: jogar fora a água e secar a farinha. Por incrível que pareça, não perdimos a farinha. Sem saber o que devia se fazer, colocamos o preparado sobre um pano e observamos como a massa -dura ao tato- nem estava tão molhada nem estava tão longe do objetivo.
RESULTADO PRIMÁRIO/TANGÍVEL: sucesso avassalador de duas tapiocas, cada uma no seu prato, arredondadas a falta de um termo mais exato, recheadas com "queso telita". Mistura inusitada de curiosidade, paciência, espírito científico e amor.
No hay comentarios.:
Publicar un comentario